Bancários de Campos (RJ) doam alimentos para ocupação do MST

Sindicato da cidade faz parte da campanha Sindicato Solidário, da Contraf-CUT

O Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região, no estado do Rio de Janeiro, fez mais uma doação esta semana de 250 quilos de alimentos para o Acampamento Cícero Guedes, ocupação Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Usina Cambahyba. No local, vivem 300 famílias. O Sindicato tem intensificado as doações para famílias afetadas pela pandemia da Covid-19. A ocupação já tem mandado de imissão de posse concedido pela Justiça Federal, e já havia recebido 150 quilos de alimentos.

Desde o início da pandemia, o Sindicato doou alimentos ao Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria, conhecido como Casa das Irmãs do Jardim São Benedito, à comunidade Tira Gosto, ao Exército da Salvação e à Segunda Igreja Batista do Jardim Carioca. Também fez doações à ocupação dos conjuntos habitacionais Novo Horizonte 1, 2 e 3, no Jardim Aeroporto, onde vivem 600 famílias que haviam sido contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida, mas até hoje não receberam as chaves.

A entidade tem ajudado com alimentos bancários demitidos durante a pandemia que ainda não conseguiram recolocação no mercado de trabalho. Também doou à Secretaria Municipal de Saúde um notebook para ajudar no trabalho das equipes de vacinação contra a Covid-19. O Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região participa da campanha Sindicato solidário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

“A crise causada pela gestão desastrosa do governo Bolsonaro na pandemia tem afetado muita gente. Temos cumprido nosso papel como entidade sindical de intensificar a luta por um país mais justo, por mais direitos, mas combater a fome é urgente e é preciso também cumprir nossa função social, contribuir para dar dignidade às famílias que estão sem alimento na mesa. Nós bancários seguiremos firmes promovendo solidariedade”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafanele Alves Pereira.

Cambahyba

A luta pela desapropriação da Usina Cambahyba, local onde corpos foram incinerados na ditadura militar, tem mais de duas décadas. Ela foi ocupada novamente em junho deste ano e o nome Acampamento Cícero Guedes é uma homenagem ao membro da direção estadual do MST que foi executado dentro da usina, com 10 tiros na cabeça, em 25 de janeiro de 2013.

A usina de produção de açúcar foi utilizada na ditadura militar para incinerar corpos de presos políticos e opositores do regime. Entre as vítimas, segundo depoimento do ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Cláudio Guerra, à Comissão Nacional da Verdade (CNV) em 2014, estava Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido em 1974. Fernando era pai do atual presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Faça parte, compatilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Fique por dentro

Mais notícias

Sindicato solidário: Solidariedade aos moradores de Petrópolis

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) se solidariza com a população de Petrópolis, neste momento de tragédia em função das chuvas torrenciais que despencaram na cidade, na noite de terça-feira (15), e causaram até o momento pelo menos 58 mortes. O Movimento Sindical Bancário está unido no apoio às vítimas, e solicita…

Participe

Bancário, faça parte do Sindicato Solidário, você também. Toda vida importa!

Você é...

Instituições indicadas pelos sindicatos

Florianópolis
Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos

LEBON RÉGIS SC
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL “CASA DAS 

FRAIBURGO SC
REDE FEMININA DE COMBATE AO CANCER

HERVAL D´OESTE SC
CASA DA ACOLHIDA CORAÇÃO DE RUA

PIA UNIÃO DE SANTO ANTÔNIO DE HERVAL D’OESTE SC

LUZERNA SC
CRUZ VERMELHA DE LUZERNA E REGIÃO

ERVAL VELHO SC
ASSOCIAÇÃO FILHAS DE SÃO CAMILO – RESIDENCIAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

SALTO VELOSO SC
FUNDAÇÃO HOSPITALAR SANTA JULIANA

JOAÇABA SC
BOCADO DO POBRE

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE OBREIROS DA LUZ

JABORÁ SC
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE

LACERDÓPOLIS SC
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL “CASA DAS FAMÍLIAS”

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

TREZE TÍLIAS SC
CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL “CASA DAS FAMÍLIAS”

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CATANDUVAS SC

CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL “CASA DAS FAMÍLIAS”

CAMPOS NOVOS SC
ASSOCIAÇÃO CAMPONOVENSE DE APOIO AOS DEFICIENTES AUDITIVOS E VISUAIS – ACADAV

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS DE CAMPOS NOVOS – AMA

COMUNIDADE TERAPÊUTICA SÃO FRANCISCO

CAPINZAL SC
NOME DA ENTIDADE: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL ABRIGO CASA LAR