Bancários de Porto Alegre fazem ato de apoio a vítimas das inundações

Nesta terça-feira (12), dia em que o Banrisul completa 95 anos, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) faz um ato de apoio às vítimas das enchentes provocadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Sul do país.

A comemoração dos bancários locais nessa data já é uma tradição, mas neste ano será diferente. Como explica o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, “normalmente fazemos um ato festivo, com distribuição de bolo aos bancários e às pessoas que passam, mas desta vez, devido a essa tragédia, vamos manter o ato político pela defesa do Banrisul público, mas também vamos nos concentrar em arrecadar doações aos atingidos pelas enchentes, tanto nas ilhas do Guaíba, em Porto Alegre, como em dezenas de cidades do Rio Grande do Sul”.

Até o momento, a catástrofe natural já causou 46 mortes. Também há o registro de outras 46 pessoas desaparecidas, além de cerca de 10 mil que tiveram que deixar suas casas. Ao todo, 83 municípios gaúchos estão em situação de calamidade pública.

No domingo (10), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, visitou o estado, junto de oito ministros e do governador Eduardo Leite, quando anunciou um pacote de R$ 741 milhões do Governo Federal para amparar as vítimas e financiar a reconstrução das localidades afetadas. O vice-presidente assumiu a presidência depois de Lula viajar à Índia, para participar da reunião anual do G20.

Solidariedade

Há várias campanhas para doações de auxílio às pessoas em situação de dificuldade no Rio Grande do Sul. O Coletivo Sindicato Solidário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está apoiando as ações do SindBancários e pede que bancárias e bancários, que puderem, façam doações.

No próprio estado, as doações podem ser em materiais ou em dinheiro. De outras localidades, a contribuição pode ser feita em dinheiro. Confira as opções abaixo.

SindBancários

Todo o material arrecadado na campanha do SindBancários está sendo levado aos postos da Defesa Civil gaúcha para entrega às pessoas em situação de necessidade. O SindBancários também está ajudando as instituições estaduais na distribuição das doações. Os itens mais necessários no momento são alimento, água potável, roupa, material de limpeza e de higiene pessoal.

Outro pedido é por voluntários, com ferramentas como pás e vassouras, para contribuir com a remoção de lixo e lama, além de limpeza.

As doações devem ser entregues na sede da entidade:
Rua General Câmara, 424, em Porto Alegre. Fone (51) 3030-9400.

Ou em caixas de arrecadação do SindBancários, colocadas nas seguintes agências bancárias:

Banco do Brasil, no saguão do prédio (r. Uruguai ,185);
Banrisul, agência Central e DG (r. Cap. Montanha, 177);
Caixa, edifício Querência (praça da Alfândega);
Itaú, agência 6201 (r. Sete de Setembro, 1073);
Santander, agência Centenária (r. Sete de Setembro, 1177).

CUT-RS

A CUT do Rio Grande do Sul também iniciou uma campanha de apoio às vítimas dos temporais. A Central orientou que todos os sindicatos filiados participem e estimulem doações, que serão entregues nos municípios atingidos no Dia Estadual de Solidariedade – sábado, dia 23. A CUT-RS também abriu uma conta corrente para doações em dinheiro.

Doações de materiais, entregar na sede da CUT-RS:

Rua Barros Cassal, 283 – Porto Alegre. Fone (51) 3224-2484.

Doações em dinheiro enviar para:

Cresol (133)
Agência 5607
Conta corrente 18.735-6
CNPJ: 60.563.731/0014-91
PIX: 51996410961

Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou uma lista de locais onde doações podem ser entregues. Confira:

Palácio Piratini: Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre

Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff): av. Borges de Medeiros, 1501, Centro, Porto Alegre (na portaria e na Central de Doações)

Secretaria da Segurança Pública: av. Pernambuco, 649, Navegantes, Porto Alegre

Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete): r. Gonçalves Dias, 700, Menino Deus, Porto Alegre

Prédio do Daer e da Procuradoria-Geral do Estado: av. Borges de Medeiros, 1555, Praia de Belas, Porto Alegre

Palácio da Polícia Civil: av. João Pessoa, 2.050, Porto Alegre

Cruz Azul: r. Mostardeiro, 233, Rio Branco, Porto Alegre

Verte Saúde: r. dos Andradas, 846, Centro, Porto Alegre

Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

Delegacias de polícia

Prefeituras de todo o estado

Agências do Banrisul no estado

Unidades do Sesc

Supermercados da Rede Zaffari/Bourbon

Sindicato Solidário

O Coletivo Sindicato Solidário da Contraf-CUT é formado pelos secretários de Combate ao Racismo, Almir Aguiar (coordenador); de Organização do Ramo Financeiro, Magaly Fagundes; e de Políticas Sociais, Elias Jordão.

As campanhas Sindicato Solidário visam organizar ações das entidades sindicais filiadas à Contraf-CUT, em apoio a pessoas em necessidade ou vítimas de catástrofes, como a ocorrida no Sul do Brasil.